quinta-feira, 24 de abril de 2014

25 de Abril, sempre! Fascismo, nunca mais!

Outra vez, no bar do meu local de trabalho. Na véspera do 40º aniversário do 25 de Abril, ainda se ouve este tipo de conversas - «Hoje vinham dois sem-abrigo, da associação X, no autocarro. Iam para uma formação, mas todos bem vestidos. Com telemóvel e tudo, até headphones! E recebem 80€ por mês!» 
:( 
Respondi, claro (provavelmente, tenho de deixar de ir ao bar) - «Não lhes invejo a vida. Bom dia a todos.»

~ ~ ~

Hoje começo os meus festejos “oficiais” deste 25 de Abril que é da mesma idade que eu. Penso muitas coisas sobre ele. Ele é uma entidade para mim. Eu, herege, dou mais importância ao dia 25 de Abril do que ao dia 25 de Dezembro, e olhem que, embora ateia, gosto muito do Natal. 
Andam para aí uns energúmenos a perguntar se valeu a pena o 25 de Abril. É que isso não se pergunta, nem em forma de metáfora, ou antes, só aceito essa pergunta na bela obra que é o FMI do José Mário Branco. Uma obra que conheci em 2004 (dou agora conta que passam 10 anos) pelas mãos de uns amigos que conheci através da net. Oiçam, é lindo, às tantas o JMB pergunta se valeu a pena e responde de imediato: valeu, pois!

Valeu, sim. 

Desejo-vos um 25 de Abril muito bonito e inspirado.


Cipreste